Locations of visitors to this page

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Paradigmas e Resiliência: Como adaptar-se a um Novo Mundo





De tempos em tempos passamos a escutar com muita freqüência termos que, anteriormente, não havíamos escutado. Paradigmas e resiliência são dois termos muito usados na atualidade.

Mas o que significam?

Porque grandes empresas, universidades e ONGs falam tanto sobre estes dois temas?

Qual a relação que existe entre eles?

De que forma a resposta a estas e outras perguntas podem ajudar no processo de adaptação ao mundo novo que enfrentamos (surge) a cada dia.

O estresse é uma realidade observada hoje nas mais diferentes áreas e setores. Como manter a qualidade de vida e o equilíbrio emocional?

A teoria da resiliência surge a partir das diferenças nas reações das pessoas diante de circunstâncias adversas e geradoras de estresse. Enquanto algumas pessoas sucumbem às ditas circunstâncias, evidenciando desequilíbrio e transtornos em diversos níveis, outras se desenvolvem com êxito, apesar das adversidades.


A resposta para alguns parece ser simples: treinando a capacidade de cada indivíduo de desenvolver a resiliência. O termo vem da física e significa a capacidade humana de superar tudo, tirando proveito dos sofrimentos inerentes às dificuldades. O resiliente é aquele que se recupera e molda-se a cada "deformação" (obstáculo) situacional.

Durante toda a vida necessitamos desenvolver a resiliência para conseguir superar momentos de crise e em momentos de crescimento pessoal com "ganhos". Isto é necessário em todas as diferentes fases: infância, adolescência, juventude, fase adulta e velhice, incluindo mudanças como, por exemplo, de solteiro para casado.


O indivíduo que possui resiliência desenvolve a capacidade de recuperar-se e moldar-se novamente a cada obstáculo, a cada desafio.

Em tese, quanto mais resiliente for o indivíduo, terá menos doenças e perdas e maior desenvolvimento pessoal será alcançado.

Temas a serem desenvolvidos:

Como as mudanças afetam nossas vidas?

Paradigmas

Desafios de um mundo em constante mudança

Porque é tão difícil para alguns aceitar o novo.

Desafios e Medo de perda.

O que é Resiliência?

Traços e Características de um resiliente

Novos horizontes em superação de crises e adversidades

Um mundo de novas possibilidades